Concentração em tempos difíceis


Estamos na metade do terceiro mês de 2019 e as tragédias não param de acontecer.

Brumadinho,a explosão da barragem, nos pegou de surpresa, nos levou às lágrimas com tanto desrespeito às vidas humanas que se perderam e ao drama ecológico que representou. Logo a seguir veio a tragédia do Clube do Flamengo que ceifou vidas de jovens sonhadores e esperançosos com a possibilidade de melhores dias. Hoje, o suicídio de dois jovens dentro de uma escola na cidade de Suzano que, antes levou consigo mais 8 vidas de estudantes e funcionários e, tantos outros ainda em estado grave nos hospitais da região. Agregam-se a isto as violências, inseguranças, distúrbios econômicos e políticos. É um saco sem fundo.

Pelo andar da carruagem este ano de 2019 continuará sendo cheio de más notícias.






Pela filosofia védica estamos vivendo a era de Kali Yuga. Kali a destruidora, a devastadora, a que carrega em seu peito um colar composto de caveiras. E não vai terminar tão já. Mas que destruindo se consegue renascer algo novo e forte.
Para passarmos tudo isso temos que nos concentrar para nos fortalecer e esperar que os tsunamis passem com menos danos possíveis.

Com a era da tecnologia, das internets, dos Faces Books e tantos outros é muito fácil vivermos em um turbilhão que agrava ainda mais nosso estado de espírito, nossa rotina e bem viver e nos tira do centro.

Sim, exige muita concentração para passarmos ao largo. Mantermos a saúde mental, espiritual e física.

O Yoga, pode ajudar, a ginástica também. E uma das principais diferenças entre as duas é a inteira atenção em todos os momentos da prática do Yoga.







Esta atenção nos ajudará a controlar os sentidos, facilitando, desta forma, o aprendizado da concentração.

A quietude da mente, a imobilidade do corpo é necessária para obtermos a concentração exigida.

Esta imobilidade física e mental somente será conseguida através da prática das posturas, dos exercícios respiratórios e do relaxamento. A concentração é uma higiene mental. A sua prática, além de ativar a memória, proporciona tranquilidade e estabilidade mental.

A concentração nos estimula a usar corretamente o poder do pensamento positivo, sendo também, a primeira etapa para a meditação.




Vamos lá praticar.

- Sente-se confortavelmente, Vale ser em uma cadeira, ou com as pernas cruzadas, ou sobre os calcanhares. Coluna sempre ereta. Mãos apoiadas sobre os joelhos.

- Respire vagarosamente sentindo a inspiração e expiração, mas sem forçar. Com calma.

- Fixe seu olhar logo a frente, mas sem forçar. Pode fixar o olhar em um objeto ou a chama de uma vela. Pode ser também a visualização de uma imagem, uma praia, um lugar, um quadro. O que preferir e lhe ser agradável.

- Depois de algum tempo feche os olhos e visualize o objeto escolhido, a chama da vela ou o que tiver escolhido e tente visualizar todos os detalhes. Respire profunda, mas calmamente.

- Abra os olhos, fique por mais alguns momentos relaxadamente.

Agradeça seu momento de paz e tranquilidade. 

Pratique sempre que puder. Tenha disciplina. Lembre-se: é melhor o feito que o perfeito. 

Com certeza se sentirá pronta\o para uma jornada de trabalho ou de sono.

Depois, se desejar, nos conte como se sentiu.

Um grande abraço e sinta-se em PAZ. 

Hari Om!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossas Postagens Mais Visitadas