Quais são as grandes buscas humanas? Atrás do quê corremos? Quais são as grandes conquistas? Já pensou nisso? Leia o texto é veja se concorda com ele.


Como a Natureza é pródiga em exemplos para a nossa vida, não é?


Tendo olhos para ver e coração para sentir podemos experienciar diversas situações externas que podem nos servir.

Vejam só! Um casal de pombas resolveu fazer um ninho sobre o pilar da minha varanda. Acompanhei com prazer a confecção delicada e elaborada do ninho, a postura de dois ovos, o nascimento dos filhotes e emplumação de ambos e com o coração palpitando, o momento em que partiriam de seu aconchegante e quentinho ninho.



Isto aconteceu ontem. Um dos filhotes já não mais vi e o outro, indeciso, pousava sobre um arbusto. Delicadamente tentei que retornasse ao ninho, mas ele resistiu. Deixei-o livre para partir quando desejasse e, depois de algum tempo não mais o vi. Que bom, começou uma nova etapa de sua vida.
Tudo bem. Foi ótimo vê-lo partir, mas, choveu a noite inteirinha. Pobre avezinha! Teria sobrevivido, sozinho, à torrencial e duradoura chuva? Estaria abrigado?




Quantos de nós, ao sair de nosso “ninho”, da casa de nossos pais, também não enfrentamos a intempéries desconhecidas e nem sempre vislumbrada?

Como avançar na vida, seguir em frente enfrentando os obstáculos que surgem?

Na busca humana, caminho de todos nós, o primeiro grande desafio é pela segurança. A segurança física, emocional, financeira. É a base mais forte da mente: a segurança. A maior parte de nossa vida passamos nesta etapa. Tentando conseguir bens materiais que preencham esta necessidade.

Depois quando ela já está assegurada, partimos para o segundo grande desafio da busca humana: a satisfação dos prazeres, dos desejos. Queremos curtir a vida, aproveitar os benefícios que a segurança obtida nos oferece. Viver a vida da forma mais prazerosa possível. Aproveitar as dádivas obtidas.




Agora com a segurança assegurada e os desejos e prazeres satisfeitos, partimos para outro patamar da busca: sentimos necessidade de aproveitar a vida de forma correta, adequada, não de qualquer jeito. Porque não adianta estarmos seguros e buscar o prazer se não buscarmos da forma correta, adequada.

A maior parte das pessoas, satisfeitas estes três degraus da vida, vive feliz, mas, alguns, desejam mais. Buscar a felicidade sendo correto, tendo como satisfazer os desejos e ter sua segurança não bastam. Percebem que o mundo não tem a capacidade real, plena, de proporcionar a felicidade. Existe a necessidade de evoluir nesta busca, de caminhar em direção a um conhecimento sobre o Eu, como se quisesse descobrir a paz e harmonia independente do mundo exterior. A busca da liberdade, fugir da sensação de vazio e aprisionamento que em muitas situações nos acomete. Então buscam a Espiritualidade!




Finalizo com uma frase de Clarice Lispector:

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento." 

Um grande e fraterno abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossas Postagens Mais Visitadas