A Natureza e o Consumo Consciente

Alguém já disse que a Natureza é o Jardim de Deus. E deve ser mesmo. Já perceberam o quanto a cidade ainda continua florida?



Fico imaginando Deus (sem qualquer conotação religiosa, apenas uma linguagem figurativa) andando por aqui e vendo estas belezas. O quanto deve estar feliz. 

Mas, se olhar mais atentamente verá que nem tudo são flores. Há também lixo por todo lado, excessos, ganância, florestas derrubadas em nome do lucro, rios imundos, mortos. 

Não somos gratos ao que temos, ao que possuímos e o consumismo exacerbado faz com que se jogue muitas coisas fora, se desperdice os elementos da natureza, da água ao solo e tudo que neles contém.

Não diferenciamos o que é consumo e consumismo, nem nos atentamos a isso, no entanto existe uma grande diferença entre eles.  É que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário. 

Já os gastos excessivos em produtos supérfluos caracterizam o consumismo. Comprar sem refletir, comprar por impulso. Esta necessidade de consumo pode vir a tornar-se uma compulsão, uma patologia comportamental. 

Cuidado com seu cartão de crédito! Cuidado com as liquidações! 

Está chegando o dia do comércio praticar o Blacky Friday, seja consciente! Reflita antes de comprar, fazer dívidas impagáveis no seu cartão de crédito, ficar doente depois por não conseguir paga-lo com os juros escorchantes, extorsivos.



Este Jardim de Deus que é nosso planeta está se esgotando, já não suporta e nem comporta tantos desmandos. É necessário se pensar em um consumo sustentável.

É de fundamental importância consumir de maneira consciente , consumir melhor e menos levando em consideração os impactos ambientais, sociais e econômicos das empresas e dos seus produtos (cadeias produtivas). Este consumo precisa ser sustentável em todos os sentidos: desde a compra, uso e até o descarte. Quanto de lixo é produzido no seu lar? No seu trabalho? 

Muitos humanos querem salvar o planeta e deve ser interessante imaginar  o próprio planeta se perguntar: quem chegou primeiro, cara pálida? Vocês, humanos, são bebés nesta terra enquanto eu sou velho demais e sempre soube me cuidar. Depois que chegaram, estão extrapolando...

O planeta é generoso, a natureza é generosa, mas os habitantes humanos não estão sabendo conserva-los. É necessário sermos generosos, compartilharmos mais, estarmos mais disponíveis para a natureza. Sabermos o que é belo, indispensável e importante para nosso bem-estar. 


Vamos manter este lindo Jardim florido e belo como deve estar em todas as estações do ano.

Que tipo de pessoa você é?  É consumista ou se utiliza do consumo consciente?

Diga para nós, gostaríamos de saber.

Um grande abraço



11-99959-5022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossas Postagens Mais Visitadas