Access - Setembro Verde Amarelo - Suicidio

Vamos falar um pouco sobre as cores Verde e Amarelo deste mês de setembro. Não tem nada a ver quanto as eleições no Brasil que faremos em outubro.

Verde porque é um mês em que se trata da prevenção do câncer de intestino e amarelo porque se fala da prevenção contra o suicídio. 



Peço permissão para comentar este segundo movimento: O Suicídio.

Este não é nenhum tratado sobre o assunto. Tem o intuito de abordar o tema e alertar quanto a alguns sintomas e informações sobre setembro Amarelo.

Várias organizações se engajam neste movimento mundial porque é um assunto que assusta nossa sociedade pelos números estatísticos de suicídio, principalmente de jovens.

A Access Consciousness é uma das organizações que conclamou todos os praticantes e facilitadores de BARRAS de ACCESS para colaborar com suas técnicas.
Este movimento é um alerta, um grito de conscientização contra o suicídio.

Alguma vez você já pensou em desistir? Em abandonar tudo, inclusive a vida?

Se respondeu não, que bom! Saiba que no Brasil o suicídio é a 4ª causa mais comum de morte de jovens.

Há muito estigma e um mito contra esta causa de morte.

  • Estigma: ninguém quer discutir abertamente o assunto. Todos falam à boca pequena. Fazendo deste assunto um segredo.


  • Mito: Costumam dizer que quem toma esta atitude tão drástica é fraco, não tem Deus em seu coração, ou qualquer outra justificativa que queiram dar de forma superficial.


O que ocorre é que a pessoa que chega ao ponto de querer tirar a sua própria vida está em altíssimo sofrimento ou tem algum transtorno mental, doenças crônicas, doenças graves, muita dor, cuja vida se apresenta de forma interminável, insuportável e inescapável.

As estatísticas demonstram que a cada 100 pessoas, 17 tem este impulso, 7 fazem o plano de acabar com a vida, 3 fazem a tentativa e apenas 1 chega ao pronto socorro. 

O maior fator que leva o indivíduo a tomar esta decisão decorre do isolamento social. Não tem amigos reais (não adianta ter 100 amigos no Face Book e nenhum para bater papo tête-à-tête).

Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS- 90% dos suicídios poderiam ser evitados se a pessoa pudesse contar com amigos, com médicos especializados, com terapeutas.

Observe ao seu redor se existe alguém precisando de ajuda. Há alguns sinais que podem ajudar a identificação: isolamento (sabe aquela pessoa que não quer ir nem na esquina quanto mais sair para se divertir?), irritação exacerbada (tudo ou nada a irrita), muitas vezes estas pessoas vão ao médico de outras especialidades que não psiquiatras, antes de tomar a decisão. Porque na verdade, ela não consegue identificar a dor ou dores que sentem, começam a tomar muitos medicamentos por conta disso ou a consumir algum tipo de droga (lícita ou ilícita).

Se identificar alguém com sintomas que possa preocupar, ajude-o a sair da situação, ofereça seu ombro amigo ou indique um serviço médico especializado ou especializado em escuta.

No Brasil o Centro de Valorização da Vida – CVV- conta com voluntários preparados para escutar as pessoas que necessitam de ajuda, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Basta digitar no seu telefone o número 188, mesmo número no Brasil todo.

Também vale indicar, oferecer, experimentar sessões de Barras de Access onde terão oportunidade de relaxamento profundo, modificação de gatilhos traumáticos, sono tranquilo, para acessar infinitas possibilidades para ter mais Alegria e Paz.

Caso você perceba, que eu possa ser uma contribuição por favor, faça contato. Sou grata se puder ajudar. E é minha forma de atender a solicitação de engajamento  no setembro amarelo.

Vamos SALVAR VIDAS! Ajude a compartilhar esta importante informação e assim reduzir drasticamente o número de vidas ceifadas.


Deus ilumine a todos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossas Postagens Mais Visitadas