5 regras para uma alimentação saudável

Daqui a pouquinho será primavera. As estações mudam e nosso estado de espírito também. 

Já perceberam que as plantas já começaram a brotar? Novas folhinhas já surgem nos galhos das árvores, das plantas dos jardins e das ruas? Que belas flores já começam a surgir?



No inverno desejamos comidas mais quentes, mais gordurosas e conforme se passam os dias, na primavera, desejamos algo mais leve, menos quente.

O alimento não só é para nosso corpo, mas também para “nossa alma” e quanto melhor a qualidade melhor para a saúde.

A escolha do alimento nos torna mais saudável, melhora a digestão, controla o peso e alimenta a vitalidade.

Alguns hábitos são imprescindíveis na nossa alimentação, mesmo que vivamos uma correria danada e nossa cabeça esteja “ a mil”.

Em vez de ficar seguindo as dietas mais esdrúxulas que surgem todos os dias que tal aprender a escutar seu corpo, sentir o que ele deseja? Assim vai se alimentar de forma mais balanceada.



Veja estes 5 passos para te ajudar:


1-CONHEÇA O TAMANHO DA SUA FOME


As vezes confundimos fome com sede. Procure reconhecer se são necessidades físicas ou emocionais. 

Se reconhecer como fome verdadeira se pergunte se está com pouca ou muita fome. Se está entediado, nervoso ou frustrado. 

Às vezes, quando não reconhecemos como fome física, um copo de água basta para nos preencher.


2 – DESACELERE E SABOREIE


Sabe aquela regrinha de mastigar 100 vezes? Ok, mastigue 30. 

Perceba que o alimento tem sabor. Um fast food terá um gosto totalmente diferente de uma fruta ou legumes se mastigarmos até o fim. 

Se testar sentirá o sabor do alimento e irá escolher o mais saudável. Mastigar fará com que reduza a quantidade de alimento, reduza os beliscos fora de hora, engula qualquer alimento sem estar consciente, presente.


3 – SEJA COMPASSIVA COM SEUS DESEJOS


Não se crucifique com o primeiro desejo de comer brigadeiro, uma bela porção de bolo de chocolate. Não classifique seu desejo como bom ou ruim.  

Reflita se quer ou não de fato comer o alimento porque está carente, sente-se frustrada ou triste. Conte até dez! 

Esteja consciente do seu propósito de se alimentar bem e de maneira saudável. 


4 – ENCONTRE O MEIO-TERMO


Nas culturas orientais estão sempre presentes as práticas de que comer menos, levemente, é o mais saudável. Não aprendemos assim aqui no ocidente e deixar comida no prato sempre foi um grande “pecado”. 

A regra oriental é encher o estômago com metade de comida, um terço de líquido e o restante fica vazio. Então, é desejável que saiamos de nossas refeições não plenamente satisfeitos, não empanturrados. 

Procure colocar no prato porções menores do que você pensa que seja sua fome. Neste caso é melhor repetir que comer porque pegou uma porção enorme.


5 – FAÇA DA COMIDA ALGO ESPECIAL


Na corrida do dia-a-dia nem sempre podemos fazer a própria comida. 

Mas procure fazer da comida algo especial para você. Se estiver comendo algo preparado procure observar a qualidade do que come.

Quando tiver oportunidade de preparar sua comida, por mais simples que seja, observe a textura, as cores, os sabores diferentes de um legume, verdura, frutas ou grãos. 

Faça da comida uma oferta especial para você. Procure prepará-las com presença. Faça disso um momento pessoal e intransferível. 

Quando você observa, se atente que o alimento lhe dá energia vital, saúde e bem-estar, você vai prepará-lo com afeto e carinho que você merece.

Procure seguir estas 5 regras. 

Quando for se alimentar tenha um olhar interior, voltado para o seu ser, para a pessoa mais importante que é você.

E aí como está sendo a sua alimentação?

Quantos destes 5 passos você já consegue praticar?

Vamos começar a praticar a alimentação saudável e também a ingestão dos alimentos?

Lembre que nosso corpo precisa de cuidados e a alimentação é sem dúvida um dos fatores primordiais para o bom funcionamento dele.

Deixe as suas dúvidas aqui que eu responderei com muita satisfação

Até a próxima semana!!!





Um comentário:

  1. Comemos demais ou comemos de menos. Mas em ambos os casos , na maioria das vezes, não prestamos atenção no que colocamos no nosso prato, Que tal fazermos este exercício e prestarmos mais taenção na qualidade e quantidade dos alimentos que ingerimos?

    ResponderExcluir

Nossas Postagens Mais Visitadas