Como combater a Insônia com a Yoga

O Yoga e a Insônia.

O Yoga é bom para quê, alguns perguntam.


Yoga é bom para Insônia?


Ouvi no rádio que, em uma pesquisa da qual não me atentei pela fonte, que indicava que 30 % das crianças já se defrontam com este problema que, até pouco tempo, me parecia ocorrer somente com adultos.

A Tecnologia com seus recursos maravilhosos tornou o mundo muito pequeno.

Adoro falar com meus amigos nos mais diferentes lugares do mundo através de ferramentas gratuitas.
A medicina encontra nestas tecnologias um grande apoio para curar ou dar sobrevida aos seus pacientes.

Até mesmo crianças nascem através destas maravilhas modernas seja por inseminação artificial ou barrigas de aluguel.

Olha a maravilha que é a luz elétrica! Pode imaginar uma vida sem ela?

Geladeira, computador, máquina de lavar, celular, televisão, ler até tarde da noite e mais uma infinidade outras coisas.

Não!!! Não podemos mais viver sem ela.

Mas tem um problema.

Vamos perdendo a cada dia mais o nosso ritmo natural de viver. Já mal vemos o dia clarear ou se findar. Lua?   Estrelas?

O que é isso? Perdemos o contato com a natureza e a nossa própria natureza.  Temos facilidade para desligar qualquer dos equipamentos disponíveis, mas não conseguimos nos desligar.

O nosso controle remoto não tem botão de liga-desliga. A Luz elétrica não ajuda neste processo de sono-vigília que deveríamos ter.


Ao não respeitarmos nossa natureza, vamos perdendo a capacidade de dormir naturalmente e a insônia se instala como um mal da sociedade contemporânea.

A serotonina, hormônio que sincroniza o ritmo sono\vigília pelo ritmo solar e acerta a atividade do organismo com a luz do sol, independentemente das preferencias e de estilo de vida de cada um, não cumpre seu papel se não conhecemos e nem respeitamos a própria natureza e permanecemos acordados por conta, muitas vezes, destas tecnologias mencionadas.

Cada vez mais desejamos a maçã da bela adormecida que nos faria dormir sem pesadelos por 100 anos seguidos.

Como isso não ocorre nos entupimos de comprimidos tarja preta. E, mesmo assim, não conseguimos dormir um sono calmo, tranquilo e reparador para enfrentar as correrias do dia a dia.

Estes medicamentos não tem a capacidade de tornar nosso sono bom e nos tornamos cada vez mais irritadiços, estressados e ainda com mais insônia.

Tá, então onde entra o Yoga?  Vou contar uma coisa. Desde a antiguidade o ser humano se preocupa com a qual insônia, tanto que no Vaghata (600d.c -650d.c -  V.A.H. 1, 7.53) está escrito:

Do sono dependem a felicidade e a tristeza, a gordura e a magreza, a força e a fraqueza, a potência e a impotência, a sabedoria e a ignorância, a vida e a morte.

Existem muitos estudos sobre sono. A polissonografia, por exemplo, pode dar um panorama geral de como dormimos, mas não o remédio.

Não é necessário ter um problema, basta ficarmos sem dormir uma noite para nos sentirmos um trapo velho no dia seguinte.

E, sim, o Yoga pode te ajudar neste assunto. Uma boa pratica pode devolver ao corpo esta qualidade inata de ligar-desligar.

É aconselhável   observar qual tipo de prática vamos fazer. Há estilos mais energéticos e outros mais tranquilos.

Você sabe respirar corretamente?


As práticas dos ásanas (posturas) e os pranayamas (exercícios de respiração) fazem milagres quanto à qualidade de sono.

Estas práticas vão possibilitando que nós, seres modernos e carregados de equipamentos tecnológicos, retomemos contato com nossa essência permitindo a retomada do conhecimento do corpo, da respiração, um momento de tranquilidade, só nosso.

E quanto as crianças? Dormir cedo e bem é necessário porque reforça o aprendizado que tiveram durante o dia e se levantarão para um novo dia com mais disposição e concentração.

Nada impede que pratiquem com seus pais as técnicas do Yoga.

Aliás, além de tudo será um momento de integração e união, que é o próprio sentido da palavra Yoga.

Então vamos colocar a prática da Yoga em nossas vidas?

Tem dúvidas como começar?

Eu estou aqui exatamente para te ajudar nisso e fazer de sua vida um momento mais feliz!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossas Postagens Mais Visitadas